MSN vai acabar! (Ou não?)

Fim do msn?

Fim do msn?

Mais uma corrente para nossa lista! A @jennifer_tr pediu, e nós atendemos! Aqui está um post sobre mais uma das “dúvidas cruéis” que nos cercam: Afinal, o msn vai acabar ou não?

Essa história já é velha, mas vamos apresentar aqui o motivo dessa dúvida.

O “registro” mais recente do assunto está nessa corrente que circula na net:

Oi, nós somos Andy e John, os diretores do Messenger. Antes de mais nada, pedimos desculpas pela interrupção, mas o Messenger acabará. Isso acontecerá porque muitas pessoas desconsideradas têm várias contas diferentes. Neste momento, só temos 578 nomes livres e por isso que o uso do Messenger e do Hotmail terá um custo a partir do verão de 2009. Se você mandar esta mensagem, no mínimo, a 18 pessoas diferentes da sua lista, seu ícone ficará azul, o que significa que será grátis para você. Se não acredita, visite o site http://www.msn.com e veja por si mesmo. Se você quer que encerremos sua conta, não mande esta mensagem, mas se quer conservá-la, mande-a a seus contatos. Isto não é um trote, mande-a!!!

Agora eu pergunto: Você Acredita?

Assim como no post dos anéis de latinha, durante a pesquisa eu achei alguns resultados interesantes, e aqui estão alguns pontos interessantes a abordar antes de decidirmos se acreditamos ou não: (Mythbusters mode on)

1° PONTO:

Esse email é antigo! Já tem tantas versões através dos anos quanto você pode imaginar. Até onde se sabe, correntes do gênero circulam desde 1999. Aqui estão alguns exemplares:

” Oi, nós somos Andy e John, os diretores do Messenger. Antes de mais nada, pedimos desculpas pela interrupção, mas o Messenger acabará. Isso acontecerá porque muitas pessoas desconsideradas têm várias contas diferentes. Neste momento, só temos 578 nomes livres e por isso que o uso do Messenger e do Hotmail terá um custo a partir do verão de 2008. Se você mandar esta mensagem, no mínimo, a 18 pessoa diferentes da sua lista, seu ícone ficará azul, o que significa que será grátis para você. Se não acredita, visite o site http://www.msn.com e veja por si mesmo. Se você quer que encerremos sua conta, não mande esta mensagem, mas se quer conservá-la, mande-a a seus contatos. Isto não é um trote, mande-a “

Olá, por favor lê isto! Olá, nós somos Andy e John, os Directores do msn, perdoem pela interrupção mas o messenger do msn vai encerrar-se. Isto porque existem mtas pessoas que insistem em ter várias contas diferentes no msn e, nós só temos 578 nomes livres… se quiseres que encerremos a tua conta não mandes esta mensagem mas, se queres conservá-la, então manda esta mensagem a todos os teus contactos. Isto não é um engano ou mentira… manda mesmo, obrigada. O uso do msn e hotmail vai passar a ter um custo a partir do verão de 2006. Se mandares esta mensagem a 18 pessoas diferentes da tua lista o teu icon ficará azul o que significa que para ti, o msn, será grátis. Se não acreditas vê em http://www.msn.com e vê com os teus próprios olhos. Não deves fazer o reenvio desta mensagem mas copiá-lo para uma mensagem nova para que as pessoas o possam ler.

Existem até versões em formato de abaixo assinado ou que pedem para mandar pra “tantas pessoas quanto possível”. Existem também versões mais antigas com a quantidade de id’s igual a 573, então isso quer dizer que teve 5 contas deletadas em cerca de 5 anos? E você fizer o que o email recomenda, e olhar no site do msn, não vai achar nada relacionado, além de no máximo um  comunicado que mostraremos a seguir…

O bonequinho vai ficar azul? E o verde fica atrás? Ui!

O bonequinho vai ficar azul? E o verde fica atrás? Ui!

2° PONTO:

Durante as pesquisas, descobrimos que em março de 2006, um dos leitores do Blog do Ibrahim fez umas contas rápidas e descobriu o seguinte: (fonte)

Com as 26 letras do alfabeto, mais os caracteres numéricos e mais o sublinhado é possível construir quantos nomes de identificação de usuário (user id)?

26 letras + 10 algarismos + sublinhado = 37 caracteres.

Qual o tamanho máximo do nome de cada conta do Messenger? Se o limite for 20 caracteres:

37^20 ou seja 2,31×10^31 combinações.

O usuário pode escolher entre @msn.com e @hotmail.com. Portanto,

(2,31×10^31)x2. Total: 4,62×10^31 combinações.

Considere que cada um dos 6 bilhões de habitantes da Terra, homens, mulheres e crianças possui contas no Messenger e divida aquele número gigantesco pelo número de habitantes.

Existiriam

7,7×10^21, ou 7.7 SEXTILHÕES de contas.

Um número bastante elevado.

O MSN foi lançado em 1999. Entre 1999 e 2006 decorreram 7 anos o que correspondem a cerca de 221 milhões de segundos:

(7,7×10^21)/(2,21×10^8) = 3,48×10^13.

Traduzindo: para que o MSN estivesse em vias de esgotar todas as possibilidades de criação de nome de contas cada habitante do planeta teria de criar cerca de 35 bilhões de contas a cada segundo.

O autor diz que, pelo menos para ele que é um pouco lento, é impossível criar uma conta do MSN em um bilionésimo de segundo.

Concluindo: antes que se esgotem as possibilidades de novos nomes para contas do MSN a Terra seria vaporizada pela supernova.

Sem contar que nem que todo mundo na face da terra tivesse umas 100 contas, daria pra acabar as possibilidades! E considerando que emails do tipo circulam desde 1999, os 578 id’s disponíveis não já deviam ter acabado?

3° PONTO:

O msn é da microsoft, e se fosse acabar, seria informado para toda a mídia e estaria no site deles. Aliás, falando no site deles, olha esse comunicado aqui que eles colocaram no site:

Diversos usuários do MSN Messenger têm recebido uma mensagem afirmando que a partir de agosto o software de comunicação instantânea passaria a ser pago. O texto pede ainda que o cliente repasse a informação a mais 18 contatos de sua lista.

O MSN esclarece que não tem planos para transformar o comunicador gratuito MSN Messenger em serviço pago. O portal garante que o uso da ferramenta permanece gratuito a seus usuários no Brasil e no mundo.

No país, a crescente popularidade do MSN Messenger como a opção dos usuários brasileiros para a comunicação online, junto aos fortes investimentos no comunicador e às inovações trazidas pelo portal resultam em mais de 12 milhões de usuários únicos por mês.

Como sempre, o MSN, em seu posicionamento de líder responsável, continuará ouvindo clientes e toma atitudes para atualização de seus serviços com base na resposta de usuários, nas melhores práticas de negócios.

Sem preocupação! O verde vai continuar na frente!

Viu? Se a microsoft tem algo a dizer, ela diz no site, não por correntes! Porque a microsoft enviaria correntes se ela tem o endereço de todo mundo cadastrado?

4° PONTO:

Fazendo uma análise bem prática no email, percebemos um monte de falhas:

  • Andy e John de quê? Geralmente emails formais são assinados com o nome completo.
  • Aliás! Geralmente eles não são correntes, não é?
  • E porque diabos eles dizem que o msn vai ser pago se logo antes eles dizem que o msn vai acabar? Se vai acabar, vai cobrar por o quê?
  • Tá na cara que o email é mais um dos clássicos spams que dizem que um serviço inútil vai acabar, como o orkut, por exemplo.

Bom, já é quase concordância geral que a corrente é FALSA, e acho que esses fatos que achamos durante a pesquisa estão aí para confirmar. Mas talvez ainda exista algum abestado alguém que mesmo com tantas provas, ainda ache que o email é real, para esses eu só posso dizer: continuem com a corrente!

E depois de tudo isso, só me resta perguntar: Você Acredita?

Anúncios

21 comentários sobre “MSN vai acabar! (Ou não?)

  1. Eu nunca acreditei nessa corrente besta.. Mas certezam esmo eu não tinha.. Já que eu nunca me interessei em descobrir algo que comprovasse se acabaria ou não, então foi bacana ler essa matéria. =D

    beeijoss

    Responder
    • Que bom que gostou! ^^
      Eu realmente nunca levei a corrente em consideração, mas devido a um pedido da leitora @jennifer_tr, acabei indo atrás do assunto, e descobri que dava pra fazer um post interessante… e pelo visto deu mesmo!
      Obrigado, e continue visitando!
      Abraços!

      Responder
  2. Há uma ou duas semanas atrás todo dia chegava pelo menos um email desses pra encher o saco D:
    Como se não bastasse minha irmãzinha pra me mandar correntes chatas.
    Acho que toda vez que ela me mandar uma corrente dessas vou colocar aqui no blog pra desmascarar! oiuahoeuiahe

    Responder
  3. Então de cara eu percebir que não passava de mais um do grands “trotes” que circulam na internte isso devido a algumas “falhas” do textos, realmente um texto desse SE fosse verdade não viria de uma maneira tao informal como esta que está circulando mais enfim amei esse blogg ao contrario do spam que corre esteblog e bem escrito…

    xoxo

    Responder
  4. Oi, eu recebi só uma vez e pensei que era verdade, então fui no site do msn e encontrei esse blog muito bem feito e estou aliviado xD

    valeu!!!

    Responder
  5. Na verdade sim estive quase para acreditar,mas vim confirmar se sim ou se nao.Ainda bem q foi só uma corrente,(nao queria nada q acontecesse).Bye. c):

    Responder
  6. Essa é como os telefonemas que recebemos se dizendo da SBT – Ratinho, que voce ganhou uma casa no valor de R$ 50.000,00 e manda telefonar para o numero 03185 9905-6226. Como se a SBT mandasse telefonar para a area 85 e para um celular. Só realmente sendo muito credulo para cair numa dessas. No entretanto muita gente telefona e aí o cara com um “sutaque” lhe diz para depositar um dinheiro numa conta para poder receber o premio. Vai esse aviso para essa.

    Responder
    • eu já perdi a conta de quantas vezes eu já recebi essa mensagem do “Ratinho”.

      O primeiro ponto é o que já foi falado: DDD 85 ??? Nada a ver…

      Segundo ponto: Ficou muito claro que a mensagem que recebi (e que com certeza mta gente já recebeu) foi enviada usando aquele recurso de envio de mensagens para celular via Internet. Geralmente sites de operadoras de telefonia celular têm esse recurso no seu site. É MTO ÓBVIO que o SBT não usaria esse recurso…

      Terceiro Ponto: Como a gente ganha um prêmio sendo que a gente nunca concorreu à ele ?

      Responder
  7. Recebi essa porqueira hoje, tava óbvio que era mentira….
    Esse post dá pra quebrar cara de muita gente….
    ParabénS!!

    PS: “clara:

    eu acho que e verdade”

    ..ela tá se referindo ao post, né?

    Responder
    • As pessoas tem de tudo na cabeça, desde idéias geniais até a mais pura bosta de galinha.

      Ou seja, não dá pra saber a que ela se referiu.

      Responder
  8. é verdade, recentemente, saiu uma reportagem na tv, o motivo é que a Microsoft comprou o skype que atualmente tem mais aceitação e automaticamente mais lucrativo, por isso resolveu tirar o msn do ar em favor do skype

    Responder
    • hehehe

      De facto, a notícia atual é verdadeira, e sabemos disso. É oficial que o msn vai ser descontinuado em prol do skype. Mas este post aqui é sobre o antigo boato que rolava via e-mail, e que era sim falso. No post fala direitinho. Aqui é sobre a antiga e falsa notícia, bem antes até da existência do skype. Sabemos que a notícia atual é verdadeira!

      Obrigado pela atenção, de qualquer forma! =)

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s