Pessimísmo! É muito importante nessas horas!

A pedido do nosso caro amigo @maciliooliveira, estou aqui agora trazendo um post sobre a incrível, porém pouco motivadora, LEI DE MURPHY.

Quase todo mundo já deve ter ouvido o famoso adágio atribuido a Murphy: “se algo puder dar errado, vai dar errado”. Se não, pelo menos alguma variação. (Por favor, não confundam com a Lei de Fineagle: “Qualquer coisa que pode dar errado, irá, no pior momento possível.”)

O famoso dito já deu origem a um incontável número de variações, e é considerado como uma máxima universal por quem o usa. Eu pessoalmente acho que isso é uma desculpa esfarrapada para pessimistas evitarem de fazer alguma coisa.

Mas antes de começarmos qualquer comentário sobre o mote, vamos à uma pequena aula de história:

Edward Alouysius Murphy Junior

Edward Alouysius Murphy Junior

O autor do famoso “se algo pode dar errado, vai dar errado” é Edward A. Murphy Jr., major e engenheiro da Força Aérea Americana na década de 1940. A frase foi formulada após um acontecimento típico da futura “lei”: em um experimento para testar a tolerância humana à aceleração da gravidade, um técnico tinha que encaixar 16 medidores de aceleração em uma máquina e, por força de uma “lei” até então inominada, não acertou a posição de nenhum. Foi então que Murphy disse a tal frase (“se algo pode dar errado…”) e seu colega John Stapp, um major com visão de publicitário, decretou a criação da “Lei de Murphy”.

Lógico, essa é a versão mais divulgada. Eu pessoalmente não acredito. Não que esteja descreditando a história… só não acredito no fato de o técnico, supostamente apto a fazer o que estava fazendo, não tenha acertado a posição de nenhum dos medidores de aceleração! Além de que, existem algumas versões mais interessantes, e seria bem mais realista se o tio Murphy tivesse dito “F*deu! Mas que técnico incompetente, filho da p*ta!”…

Em 2003, a famosa “lei” ganhou o prêmio IgNobel, concedido a invenções consideradas inúteis. A “homenagem” póstuma foi recebida pelo filho do engenheiro. Eu digo que não poderia ter escolhido premiação melhor… rs

Mas não estamos aqui para discutir a história do adágio, mas do próprio.

A Lei de Murphy é uma Lei Epigramática, ou seja, lei construída e enunciada a partir de uma percepção, observação ou idéia que, mesmo não sendo necessariamente verdadeira, alcança o status de lei como se comprovadamente o fosse, geralmente possuem um tom sarcástico e satírico, sendo também mordazes e espirituosas. No caso da nossa querida Lei de Murphy, dá pra perceber como ela é mordaz, não é?!

A lei, em uma versão mais desenvolvida, poderia ser descrita exatamente assim: “Se há mais de uma maneira de se executar uma tarefa ou trabalho, e se uma dessas maneiras resultar em catástrofe ou em conseqüências indesejáveis, certamente será a maneira escolhida por alguém para executá-la”. Perdoem-me os adeptos de Murphy, mas eu realmente não vejo razão nessa afirmativa. Na verdade dá pra rebater facilmente usando outra lei epigramática, da qual eu sou bem mais adepto, a Navalha de Hanlon: “Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez.”

A Lei de Murphy é “bem” reforçada (e notem aqui as aspas) por uma versão interpretada e subvertida da segunda lei da termodinâmica (na verdade, a consequência de O’Toole da Lei de Fineagle): A perversidade do Universo tende para um máximo. Dá pra usar ainda uma frase que eu mesmo já cheguei a mencionar em meu twitter: “A vida tem um jeito estranho de ir exatamente ao contrário de como planejamos”. Sendo bem franco: isso pra mim é bobagem.

Lógico, pessimismo nunca é demais, afinal, “pensando no pior, se ele vier você está preparado, e se não vier, o melhor vai parecer melhor ainda”. Mas há quem diga (*cof*Rhonda Byrne*cof*) que se você pensar em coisas ruins, vai atrair coisas ruins…

Agora, saindo um pouco do mérito do adágio, vamos para sua prole. Sim, porque, como eu disse no começo do post, a Lei de Murphy deu origem a inúmeras variações. Vou colocar algumas aqui que achei bem interessantes, com meus comentários, quando achar interessante fazê-los, em parênteses:

  1. “Murphy era otimista” (todos notaramo sarcasmo né? prosseguindo!)
  2. “A probabilidade de você encontrar uma garota bonita aumenta se você está com a namorada” (essa eu realmente não sei se é, nunca namorei, mas que todos meus amigos dizem que é verdade, ah, eles dizem…)
  3. “Ninguém nunca está ouvindo, até você falar uma besteira”
  4. “Toda vez que um incompetente se demite é substituído por alguém mais incompetente ainda”
  5. “Tudo cortado no tamanho indicado será curto demais.”
  6. Exemplo clássico de Murphy Aplicado

    Exemplo clássico de "Murphy Aplicado"

    “Em qualquer fórmula, as constantes devem ser consideradas variáveis.”

  7. “Se um projeto exige “n” peças, haverá sempre “n-1” unidades em estoque.”
  8. “Sorria! Amanhã será pior.” (Otimismo!)
  9. “A probabilidade de alguma coisa acontecer está na razão inversa do quanto é desejada.” (não deseje o que você quer, ficadica!)
  10. “Tudo que começa bem, acaba mal. Tudo que começa mal, acaba pior.”
  11. “Expectativas negativas produzem resultados negativos. Expectativas positivas produzem resultados negativos.” (ou seja Byrne: you’re doing it wrong!)
  12. “Tudo dá errado ao mesmo tempo.” (é o fenômeno chamado “dia de cão”)
  13. “Se houver possibilidade de uma coisa dar errado, dará. Das coisas que não têm a menor possibilidade de dar errado, algumas darão.”
  14. “Deixadas a si mesmas, as coisas irão de mal a pior.”
  15. “Se você perceber que há quatro maneiras de uma coisa dar errado, e driblar as quatro, uma quinta maneira surgirá do nada.”
  16. “Quando a coisa não pode piorar, piora.”
  17. “Nada é tão ruim que não possa piorar.” (variante da de cima)
  18. “Você sempre encontra a coisa no último lugar em que procura.” (tecnicamente, quando você acha uma coisa, o último lugar onde você procurou É onde você achou)
  19. “Você sempre encontra o que não está procurando.”
  20. “A outra fila sempre anda mais rápido.”
  21. “A chance de o pão cair com o lado da manteiga para baixo é diretamente proporcional ao valor do tapete.” (bem mais coerente que a expressão comum)
  22. “Quando suas mãos estiverem sujas de graxa, vai começar a coçar em você, no mínimo, o nariz.”
  23. “O seguro cobre tudo, menos o que aconteceu.” (entendam, o seguro cobre tudo mesmo, mas as cláusulas vão eliminar sua chance de receber o valor do seguro, sempre!)
  24. “Não importa por qual lado seja aberta a caixa de um medicamento. A bula sempre vai atrapalhar.” (isso é pura sacanagem dos fabricantes…)
  25. “Se você mantém a calma quando todos perdem a cabeça, certamente é porque você não captou a gravidade do problema.”
  26. “Se só existirem dois programas de TV, que valha a pena assistir, ambos passarão no mesmo horário.” (isso seria verdade, se existissem programas que valem a pena assistir)
  27. “Sempre que você chegar pontualmente a um encontro, não haverá ninguém lá para comprovar. Ao contrário, se você se atrasar, todo mundo vai ter chegado antes de você.” (eu comprovo isso em toda reunião do @mangakaex3)
  28. “O mundo é feito pelo esforço dos inteligentes, mas são os imbecis que o desfrutam.” (e não é que é mesmo?!)
  29. “Você passa anos eliminando gases silenciosos e inodoros, sozinho, em ambientes livres e com ar puro. Mas, quando você precisa deixar escapar uma pequena e inocente flatulência infantil num ambiente público, ela soará como um constrangedor toque de trombeta e/ou terá odor incompatível com a sua própria tolerância respiratória.”
  30. “Quando você disca o número errado, nunca a linha está ocupada.” (realmente, alguém já ligou errado e deu ocupado?)
  31. “T1 é o tempo necessário para uma pessoa que discou o telefone chegar à conclusão de que não vão atender do outro lado. T2 é o tempo necessário para a pessoa do outro lado – que está no banheiro – chegar ao telefone que toca. Logo T1 = T2.” (comprovado cientificamente, viu?!)
  32. “Numa hierarquia todo empregado tende a subir até atingir seu nível de incompetência.” (vulgo: Princípio de Peter)
  33. “Os pensamentos mais espirituosos e as frases de maior efeito para a carta que você escreveu só lhe ocorrem depois de tê-la posto no correio.”
  34. “Da mesma maneira, no outro dia após a publicação de um post no seu blog é que você percebe que poderia ter utilizado pensamentos mais espirituosos, frases de maior efeito e trocado aquela palavra ou oração nele.” (isso é verdade, digo por experiência própria…)
  35. “Cartas de amor, contratos e cheques chegam sempre com três semanas de atraso. Impressos de propaganda, cobranças e convites pra tardes de autógrafos chegam no mesmo dia.” (especialmente as cobranças…)
  36. “Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo só piora.”
  37. “Toda vez que você decide fazer alguma coisa, tem sempre outra coisa pra ser feita antes.”
  38. “As despesas se expandem até o consumo total da renda.” (cada vez sobra mais mês no fim do dinheiro…)
  39. “Não há melhor momento do que hoje pra adiar pra amanhã o que você não vai fazer nunca.” (protelar always!)
  40. “O homem que consegue sorrir quando as coisas vão mal lembrou-se de alguém em quem botar a culpa.” ( =] )
  41. “O cliente que menos paga é o que mais reclama.”
  42. “Se sua experiência fracassou, destrua todas as provas de que tentou.”
  43. “Se não existisse o último minuto, nada seria feito.”
  44. “Se você tem um trabalho difícil, entregue-o a um preguiçoso – logo ele arrumará um meio mais fácil de executá-lo.” (ficadica)
  45. “Novos sistemas geram novos problemas.” (Leu isso, tio Bill Gates?)
  46. “Cada professor parte do princípio de que você não tem mais o que fazer senão estudar a matéria dele.”
  47. “Jamais discuta com um idiota – é capaz dos outros não notarem quem é quem.”
  48. “É impossível fazer qualquer coisa à prova de erros – os idiotas são muito inventivos.” (FATO!)
  49. “A vida é a causa da morte.” (Otimismo!)
  50. “Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral ou engorda.”(especialmente o “imoral”…)
  51. “A beleza está à flor da pele, mas a feiúra vai até o osso.”
  52. “Não se aborreça: vingue-se.” (Alguém sabe por que a vingança é um prato que se come frio? Porque é doce! 8D)
  53. “Os amigos vão e vêm: os inimigos se acumulam.”
  54. “Perdoe, mas não esqueça.” (deixa anotadinho…)
  55. “Errar é humano, jogar a culpa em outro é mais humano ainda.” (como eu sou humano! xDDD)
  56. “Um atalho é a distância mais longa entre dois pontos.”
  57. “A ferramenta, quando cai no chão, vai sempre pro canto mais inaccessível da oficina. A caminho do canto, a ferramenta que cai no chão primeiro bate no seu dedão.” (especialmente o que está com a unha encravada…)
  58. “Quando tudo mais falha, leia as instruções.” (ficadica)
  59. “Bastante pesquisa acabará comprovando qualquer teoria.” (por isso que dialética não resolve p*rra nenhuma)
  60. “Sempre dá zebra.”
  61. “Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.”
  62. “Um 38 cano longo ganha de 4 ases.” (Ainda bem que nunca ganharam de mim assim no pôker…)
  63. “Se durante vários meses se realizam apenas três acontecimentos que valham à pena, todos os três cairão na mesma noite.”
  64. “Mais vale um pássaro na mão do que um voando em cima da nossa cabeça.” (e você pode adicionar o pensamento: ainda bem que elefante não voa!)
  65. Quem acha que isso vai dar em merda levanta a mão! o/

    Quem acha que isso vai dar em merda levanta a mão! o/

    “Qualquer idéia, por mais simples que seja, pode ser expressa nos termos mais complicados.”

  66. “Só se sabe a profundidade da poça ao se cair nela.”
  67. “O celibato não é hereditário.” (hein?!)
  68. “Ajoelhou, tem que rezar.” (alguém mais pensou merda?)
  69. “Evite acidentes. Faça de propósito!” (/sevillaugh)
  70. “O escritor nunca termina antes do papel.” (estou aqui de prova!)
  71. “A falha oculta nunca permanece oculta.”
  72. “Tudo depende. Nada é sempre. Tudo é às vezes.” (o que esse dicionário de femininês tá fazendo aqui?!)
  73. “Não mando minha sogra por inferno com pena do diabo.” (e essa confissão machista, então?!)
  74. “Toda vez que você corta as unhas, descobre que vai precisar delas meia hora depois.” (para quê? Cutucar o nariz ou tirar cera do ouvido?)
  75. “A tendência da fumaça de um cigarro soprar na cara de uma pessoa varia na razão direta da aversão dessa pessoa ao tabagismo.”
  76. “Quanto maiores eles são, mais forte batem.” (Não sei não, eu tenho 1,92m e não bato tão forte não, bato?)
  77. “Quando alguém deixa cair alguma coisa, todos a chutam para longe, em vez de apanhá-la.” (pura sacanagem de humanos…)
  78. “Pra não engordar há quem coma somente verduras. Os elefantes só comem verduras.” (ah, qualé! Meninas, se vocês tem pneuzinhos, não se preocupem, afinal, todo avião tem!)
  79. “Se você aperta duas teclas da máquina de escrever ao mesmo tempo, a que você apertou sem querer é sempre a que bate no papel.” (máquina de escrever é das antigas, mas eu já usei e sei que é verdade…)
  80. “Se é verde ou se mexe, pertence à biologia. Se fede, pertence à química. Se não funciona, pertence à física. Se ninguém entende, é matemática. Se não faz sentido, é psicologia.” (Se nunca chega a consenso, é filosofia…)
  81. “Especialista é alguém que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, até que sabe absolutamente tudo sobre absolutamente nada.”
  82. “Uma droga é uma substância que, injetada em um rato, produz um relatório científico.” (Hoje em dia todo rato é imune a todo tipo de doença… falta transformar os humanos em ratos…)
  83. “Se tudo está andando a seu favor, você deve estar na faixa errada.”
  84. “Uma garantia por 60 dias é a segurança de que o produto se auto-destrói em 61 dias.”
  85. “A mancha que você está tentando limpar sempre está do outro lado do vidro.”
  86. “Quem ronca dorme primeiro.” (Eu não costumo dormir primeiro, logo, não ronco…)
  87. “As espinhas só aparecem na cara uma hora antes do encontro com a namorada.” (Ou toda vez que você vai tentar conseguir uma, falo por experiência…)
  88. “O arranhado do disco é sempre na música que você mais gosta.” (né, @kipukuoleman?)
  89. “Quem ri por último provavelmente não entendeu a piada.”
  90. “Há certas coisas que são impossíveis de saber – a primeira delas é saber quais são essas coisas.”
  91. “Nada é tão inevitável quanto um erro que você prevê.”
  92. “Toda partícula que voa sempre encontra um olho.”
  93. “Se você é capaz de distinguir entre um bom e um mau conselho, não precisa de conselho.” (ficadica)
  94. “Tudo é mais fácil de desmontar do que de montar.”
  95. “A velocidade do vento aumenta em razão do preço do penteado que você acabou de fazer.”
  96. “Qualquer programa, quando começa a funcionar, é obsoleto.”
  97. “Qualquer programa se expandirá até ocupar toda a memória disponível.” (né, Photoshop?)
  98. “A complexibilidade de um programa cresce até exceder a competência do programador.” (/*No Comment*/)
  99. “Só quando um programa está sendo aplicado há mais de seis meses é que o erro mais prejudicial é descoberto.”
  100. “Se o computador foi programado para rejeitar qualquer dado errado, sempre haverá um debilóide engenhoso para inventar um método de fazê-lo engolir dados errados.”(Fato, o principal problema de todo programador é o usuário!)
  101. Murphy não erra...

    Murphy não erra...

    “Depois da linguagem cibernética, a linguagem que todos os programadores conhecem melhor é a obscena.” (Vocês se surpreenderiam com a forma como chamamos nossos queridos programas enquanto programamos…)

  102. “Os computadores não merecem confiança, mas os seres humanos merecem menos.” (usuário leigo sucks!)
  103. “Qualquer sistema baseado na confiabilidade de seres humanos não merece confiança.”
  104. “O esforço exigido para corrigir o rumo de um projeto cresce geometricamente com o tempo.” (notaram que é “geometricamente! O_O)

Pois bem, depois dessa lista, só me resta reafirmar que ainda sou adepto da Navalha de Hanlon: “Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez.”

Mas há quem acredite na Lei de Murphy, e eu não tenho nada contra, mas… Você Acredita?

P.S.: gostaria de agradecer à Ariane, minha amada, por ter um bordão tão perfeito para parodiar e fazer o título desse post! xD

Anúncios

11 comentários sobre “Pessimísmo! É muito importante nessas horas!

  1. Lendo o post lembrei que esse ano saiu na Super do mês de abril uma materia que falou um pouco sobre a lei de Murphy e seus 60 anos de existencia. Até então nunca tinha me interessado em saber de onde veio essa tão celebre frase dos pessimistas. A historia que contam é bem interessante, mas um tanto engraçada XD
    Parabens pro VoceAcredita… continuarei acompanhado!
    Te mais o/

    Ah! Sim, eu acredito na Lei de Murphy. Muitas vezes só penso nela depois que as coisas dão errado, mas msm assim acredito.

    Responder
  2. Eu só fiquei sabendo da lei de Murphy através da Revista Recreio (gente, eu assinava até ano passado, então relevem ¬¬’). Eu acredito, porque, sério, quando minha vida ta uma merda, ela consegue piorar –‘
    Shimbo, a Ane ajudou no post? Mara *-*

    Responder
    • Decididamente vc tem 13 anos… Recreio… coisa mais pivete… mas eu compravaquando tinha Power Rangers na capa (não conta pra ninguem) =P

      Responder
      • haha, ano passado ela tinha 12, então tecnicamente ela podia ter “coisas de pivete” sem medo de ser feliz, porque matematicamente falando, ela ainda não era adolescente (adolescência, 13 aos 19, “the TEENages”), mas já você, caro marmanjo… rsrs

        Responder
    • Revista Recreio? LOL! Até os 13 eu tinha assinatura da Veja Kid + (nem sei se existe mais 8D). Ora vamos, nada é tão ruim que não possa piorar, fato, mas não quer dizer q toda vez que tiver ruim, vá piorar!

      Não, a Ane não ajudou diretamente, mas o título do post é uma paródia do “bordão” dela! xD

      Responder
  3. Mas de boa. Gostei de vcs terem atendido um pedido meu. Na verdade eu tenho muitas outras sugestões para serem mostradas aqui. Tipo o Mito do 11/09, Rei Arthur, Robin Hood realmente existiram? Elvis, Jonh Lennon, Paul Mc’artney e Michael Jackson morreram? Quem matou J.F. Kennedy? Getúlio Vargas se matou de verdade? Quem relamente “descobriu” o Brasil? e muitos outros… Mas ainda estão me devendo o post se a @MarinaAnderi relamenete tem 13 anos. =P

    Responder
    • Sugestões anotadas! o/

      Sobre o post do 1º Grande Mistério do “VA?” (se a @MarinaAnderi tem ou não 13 anos xD), ele sai, se preocupe não! xDD

      Responder
  4. @CiliO só pra constar, Getúlio Vargas se matou de verdade, sim.

    Como eu sei? Meu finado avô era motorista da casa presidencial na época e estava presente quando GV se matou. ;P

    Responder
  5. Pingback: Lei de Murphy « 'Glamour, beijos, solidão, roleta-russa de paixão…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s